sábado, 14 de junho de 2014

O Sódio e a Hipertensão ( Mitos e Verdades)

      Falaremos um pouco hoje sobre a relação do sódio (conhecido popularmente como sal de cozinha) e a pressão arterial. Será mesmo que ele influência nessa doença? Ou nem interfere tanto assim?
     Os casos de hipertensão vêm aumentando com os passar dos anos. Um problema a ser considerado de alto risco, pois pode como conseqüência acarretar no acidente vascular cerebral e também infarto no miocárdio. Nos últimos anos se tornou um problema para saúde pública por ser uma doença séria e a dificuldade no seu controle.
      São vários os fatores que podem estar relacionados com a pressão alta, tais como o sedentarismo, estresse, o tabagismo, a hereditariedade. Há um dito popular e até alguns médicos acreditam que o sal faz mal e tem influência direta nessa doença, porém, ainda não existem estudos que comprovem tal afirmação.
      Sabe-se que mais 95% do sódio ingerido diário são excretados pela urina e a quantidade diária necessária para o ser humano está em torno de 6g, porém, como a alimentação está se tornando cada dia pior essa média vem aumentando podendo chegar a 12 gramas diárias. O alto consumo de sal leva o organismo a consumir mais água e conseqüentemente aumentando a pressão das artérias.
    No mais, as pessoas em geral necessitam de uma dieta balanceada para não ficarem reféns dos produtos industrializados que são ricos em sódio. E ficarem ligadas com a sua própria saúde, se exercitar e comer bem para ficar longe de problemas como a obesidade.





Segue o link de uma animação interativa para se entender um pouquinho de como o sódio age no organismo.

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15066-por-que-o-sodio-e-o-vilao-da-hipertensao


Bibliografia:

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v37n6/18017
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/30871-consumo-excessivo-de-sodio-causa-hipertensao-doencas-renais-e-cardiovasculares

Por Gabriel Caputo


Nenhum comentário:

Postar um comentário