quinta-feira, 19 de junho de 2014

Plantas medicinais no apoio ao tratamento da hipertensão

Como introduzido por Veiga Junior, Pinto e Maciel (2005), a utilização de plantas com fins medicinais é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. "No início da década de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 65-80% da população dos países em desenvolvimento dependiam das plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde" (VEIGA JUNIOR, 2005). Como a utilização dessas plantas geralmente passa pela cultura popular e herança cultural familiar, a compreensão dos processos metabólicos relacionados ao uso é desprezada, tornando importante o aprofundamento e estudo. No entanto, ainda que seja um conhecimento passado "de pai pra filho" e que não envolve pesquisa científica, não deve ser desvalorizado. Muito pelo contrário: se continua a se perpetuar, o conhecimento é válido e traz bons resultados.
Em uma cartilha informativa confeccionada pela UNESP, Lopes, Feliciano, Diniz e Alves (2010) informam sobre o que é a hipertensão e plantas que podem ser utilizadas como apoio ao tratamento. Para isso, basearam-se numa pesquisa de caráter popular, em que pacientes indicavam as plantas comumente utilizadas por eles. A tabela que se segue expressa em porcentagem a frequência com que as plantas foram citadas.

A partir dessas informações, as plantas foram identificadas e suas propriedades pesquisadas. Aqui, vamos focar no que interessa: as que contribuem com o combate da hipertensão. São elas: pitanga, berinjela, urucum, erva-cidreira e camomila. Todas tendem a diminuir a pressão arterial e a erva-cidreira, por exemplo, atua no sistema nervoso diminuindo o estresse. 
Um ponto importantíssimo da pesquisa é desmentir a ação do boldo que, na realidade, pode aumentar a pressão sanguínea. 
A partir dessa e outras pesquisas, conclui-se que o uso de plantas medicinais associado ou não a tratamentos farmacológicos tradicionais é válido e importante. Além disso, nota-se a importância do aprofundamento acerca das propriedades de cada vegetal.
Portanto, hipertensos, lembrem-se: pitanga, berinjela e erva-cidreira são ótimos companheiros. Já o boldo deve ser retirado da dieta.

(por Flora Orofino Teles)

Bibliografia

VEIGA JUNIOR, Valdir F.; PINTO, Angelo C.; MACIEL, Maria Aparecida M.. Plantas medicinais: cura segura?. Quím. Nova,  São Paulo ,  v. 28, n. 3, Junho de  2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000300026&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 Jun  2014.

LOPES, G., FELICIANO, L., DINIZ, R., ALVES, M.. Plantas medicinais: indicação popular de uso no tratamento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Revista Ciência em Extensão, São Paulo, 6, dez. 2010. Disponível em: <http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/377/368>. Acesso em: 17 Jun. 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário