terça-feira, 17 de junho de 2014

Tratamentos para hipertensão qual a melhor opção?

Atualmente o tratamento para hipertensão é feito de duas formas o método medicamentoso e o não-medicamentoso.  Os tratamentos tem como objetivo reduzir a pressão arterial e mante-la entre 140 mmHg e 90 mmHg sistólica e diastólica.
O tratamento não-medicamentoso é o primeiro a ser prescrito pelo médico, pois possui baixo custo financeiro, previne outros fatores de risco e aumenta a eficácia do tratamento medicamentoso. Esse tratamento consiste na mudança do modo de vida, como mudança no padrão alimentar com a redução do consumo de sódio nas refeições e gorduras insaturadas e evitar o consumo de álcool, doces e derivados do leite integral juntamente a essas restrições abandonar o tabagismo. A dieta deve-se basear em vegetais, frutas, alimentos integrais apenas essas alterações já são capazes de diminuir a pressão arterial sistólica de 8 a 14 mmHg. A obesidade e o sobre-peso estão associados a hipertensão, desta forma a prática de atividade física aliada a perca de peso além de trazerem benefícios, como: reverter a baixa autoestima, aumenta a mobilidade e evita problemas ortopédicos a perda de 10 kg, por exemplo, pode diminuir a pressão arterial sistólica de 5 a 20 mmHg.
O tratamento medicamentoso tem como único benefício direto a praticidade, porém sempre está aliado ao não-medicamentoso. Esse tratamento possui implicações inexistente no outro tratamento, como efeitos colaterais e custo elevados, porque mesmo que o paciente tenha acesso a medicação de graça em postos de saúde esses fármacos tem custos à receita pública. Os medicamentos anti-hipertensivos dividem-se em seis categorias diuréticos, inibidores adrenérgicos, antagonistas dos canais de cálcio, vasodilatadores diretos, inibidores da enzima conversora da angiotensina e antagonista do receptor da angiotensina II. 

  • Diurético: aumenta o fluxo urinário assim eliminando o sódio do organismo consequentemente diminuindo a pressão arterial.
  • Inibidores adrenérgicos:  esses medicamentos devem ser associados com uma segunda droga e possuem mais duas variações Alfa- 1bloqueadores e beta bloqueadores, porém  serão apenas citados nesse texto para maior conhecimento indico a leitura dos artigos que foram usados como referências.
     
  • Vasodilatadores diretos: promove o relaxamento da musculatura do vaso arterial.
Fato é que a partir dos dados apresentados o uso de fármacos mostra-se de grande parte desvantajoso para o paciente que tem a possibilidade de mudar a sua rotina.

(Por Yan Felipe)

Referências

DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (V DBHA,2006) Hipertensão,2006

Corrêa, T. D., Namura, J. J., Atallah, C., Castro, M. G., Meneghini, A., & Ferreira, C. (2006). Hipertensão arterial sistêmica : atualidades sobre sua epidemiologia , diagnóstico e tratamento, 31(2), 91–101.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário