quarta-feira, 18 de junho de 2014

Leptina

A leptina é um hormônio excretado pelas células do tecido adiposo cuja a função que mais se tem conhecimento é sua ação de ativar receptores hipotalâmicos que inibi a a secreção do neuropetídeo Y (NPY). A inibição do NPY faz com com que o indivíduo tenha maior sensação de saciedade e aumenta a termogênese. 
Apesar da leptina caracterizar-se por  ser possivelmente um agente redutor da pressão arterial, uma vez que a sua maior expressão está relacionada a indivíduos obesos, ou seja, a sua secreção tecido adiposo teria como objetivo aumentar a excreção de sódio pela urina e a produção de óxido nítrico, logo diminuiria a tensão arterial, porém o uso crônico desse hormônio tem como resultado a elevação da pressão arterial e frequência cardíaca, porque ocorre há uma interação simpática com o rim assim diminuindo a a excreção de sódio pelo organismo.
  • .Óxido nítrico: aumenta o fluxo sanguíneo diminuindo a resistência vascular.
Desta forma o uso de leptina no tratamento para da hipertensão e desaconselhável, pois os seus benefícios são limitados e a alta concentração desse hormônio implicaria a outras problemas, como aumento da pressão arterial e uma possível inibição da produção desse hormônio em tratamentos que utilizaria de fontes exógenas desse hormônio.


(Por Yan Felipe)
Referências
http://www.abeso.org.br/pagina/213/hipertensao+e+obesidade.shtml
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v11n6/a06v11n6.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002010000200021&script=sci_arttext
http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/3538
http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n2/21.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário