sábado, 14 de junho de 2014

Hipertensão em jovens

    Atualmente, nota-se que um dos males que antes era associado apenas a adultos tem aumentado entre crianças e adolescentes a hipertensão arterial (HTA). Na qual está relacionada ao modo de vida pouco saudável, como: inatividade física, maus hábitos alimentares, obesidade e fatores genéticos. 
    A variável que está mais fortemente ligada à hipertensão arterial ao menos na infância é o fator peso (obesidade), porém outro fato que tem se relacionado HTA ao menos na adolescência é consumo do sódio, pois a alimentação desde o período neonatal com alimentos ricos em sódio, ou seja, alimentos industrializados.
    O diagnóstico da hipertensão em jovens, ou seja, crianças/adolescentes é dado a partir da analise das curvas de distribuição da Pressão Arterial Diastólica (PAD) e Pressão Arterial Sistólica (PAS) junto aos dados referentes a sexo e idade. Desta forma o jovem é caracterizado como hipertenso quando o seu percentil está acima de 95, onde o jovem com o percentil a baixo de 90 é considerado normal, acima de 90 até 95 normal alta e acima de 95 alta. A hipertensão é caracterizada basicamente em duas a essencial ou primária e a secundária, sendo a secundária associada a crianças com idade menor e a essencial a crianças a partir dos dez anos sendo que a primária está relacionada a quadros em que o jovem tem vários familiares hipertensos, o que se reflete há uma hipótese de modificação genética que resumidamente trata-se da alteração dos transportes de eletrólitos no sistema endócrino.




Vídeo sobre hipertensão infantil

https://www.youtube.com/watch?v=DI5a3mnHO_0&hd=1



Referências:

Eliane, M., Magalhães, C., Brandão, A. A., Pozzan, R., & Brandão, A. P. (2002). Artigos Hipertensão arterial em crianças e adolescentes, 9(21).
Maria, D., Zanetta, T., & Burdmann, D. A. (2003). O diagnóstico da hipertensão arterial na criança e no adolescente, 25(4), 174–183.


(Por Yan Felipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário