domingo, 15 de junho de 2014

Práticas de Exercícios na prevenção e combate a Hipertensão

       Sabemos que as práticas de exercícios físicos geram um bem estar saudável e desempenha um papel importantíssimo na saúde humana. Hoje veremos um pouco desses benefícios tendo em vista o controle dessa doença.

       Mas o que é um exercício físico? Muitas pessoas não sabem a definição e achamos importante colocar aqui seu conceito. Sendo ele uma atividade realizada por atos repetitivos com movimentos orientandos tendo como conseqüência um maior consumo de oxigênio, gerando assim trabalho. A prática de exercícios feita regularmente leva a importantes adaptações do organismo que influenciaram no sistema cardiovascular. No decorrer o corpo humano sofre modificações nos músculos ativos, o que promove um melhor desempenho do organismo.

        O treinamento físico intenso e regular pode alterar a características desse órgão, tal como sua estrutura, tamanho e ritmo.
           
             Vale ressaltar alguns dos efeitos fisiológicos acarretados pela mudança de ritmo no organismo. O coração aumenta sua freqüência para poder saciar o organismo com a quantidade suficiente de oxigênio no sangue. Esse aumento na oxigenação do sangue leva os músculos do órgão a trabalharem mais no quesito de contração e relaxamento, o que muda totalmente sua forma tornando mais saudável e rígido.
             
                  Como já falado em postagens anteriores, o melhor a se fazer no combate a essa doença é conciliar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos. Visando promover o controle do peso e conseqüentemente reduz os riscos cardiovasculares




         Bibliografia:
http://www.famerp.br/projis/grp15/exercicios.html
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf
http://www.oocities.org/veterinariobr/materias/fisiologia/atividadecoracao.htm


Por Gabriel Caputo



Nenhum comentário:

Postar um comentário