segunda-feira, 16 de junho de 2014

As serpentes jararacas e sua importância para os Hipertensos


      
      Hoje vamos ver um medicamento no quanto tanto curioso para o controle dessa doença. Diversas pesquisas têm sido feitas a partir de um peptídeo retirado do veneno de uma das serpentes mais venenosas do Brasil, as famosas jararacas. Esse peptídeo tem o poder potencializar uma substância chamada de bradicinina (BPP), uma substância capaz de controlar a hipertensão arterial. E ainda há suspeitas que esse medicamento diminuiria os efeitos colaterais no tratamento.
       



     Os medicamentos atuais são baseados nos (BPP’S), porém agem na inibição de uma substância chamada de angiotensina que também atua na diminuição da pressão arterial. No entanto, a diminuição dessa substância causa uma elevação da freqüência cardíaca. O peptídeo foi descoberto por uma pesquisado do Instituto de Química da USP, Claudiana Lameu .Ela descobriu nessa molécula um efeito diferente, agindo de maneira a não causar efeitos negativos como os outros medicamentos.Ou seja, as temidas jararacas têm uma grande importância na vida dos hipertensos.
     O estudo foi feito com com ratos hipertensos no qual se inseria um bomba de infusão que injetava esses peptídeos nos animais.Em um determinado tempo a nível de pressão dos indivíduos se estabelecia ao nível de normal.E segundo a pesquisadora não foram encontrados efeitos colaterais diferente de outros medicamentos.





  Bibliografia:
http://www.usp.br/agen/?p=3278
http://www.redetec.org.br/inventabrasil/hiper.htm
http://www.butantan.gov.br/


Por Gabriel Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário