terça-feira, 17 de junho de 2014

Hipertensão e hospitalizações

Os diagnósticos de hipertensão arterial essencial representam pelo menos 90% dos casos de hipertensão. Ao saber que nesses casos não se sabe ao certo o motivo dessa patologia tem-se, como possível explicação fatores genéticos ou ambientais. Tendo em vista que a hipertensão pode ser contornada a partir da mudança do modo de vida sedentário e hábitos alimentares o diagnóstico prévio trás inúmeros benefícios, pois a educação está associada ao tratamento assim as internações tornam-se menores.


Os casos de internação mais comuns são crise hipertensiva ou pseudocrise hipertensiva e cerebrovascular. O perfil de paciente mais comum nessas intervenções são homens,  a partir dos 60 anos, não faz o uso de medicamentos anti-hipertensivos e pressão arterial não controlada (Barreto, Silva, & Paulo, 2013), porém outros estudos que apontam que apesar de não haver preponderância nos casos de hipertensão entre homens e mulheres, mas as mulheres são mais sucessíveis a crises hipertensas. Alguns autores associam essa características ao maior contato das mulheres com serviço de saúde assim tendo maior número de diagnósticos.

               
Logo, a faixa etária em que possui o maior número de intervenções médicas e que deve ser acompanhada com atenção é a partir dos 60 anos. O fator sexo não tem implicações práticas, mas o que pode explicar essa característica dados socioeconômicos.

(Por  Yan Felipe)
Referências:
Barreto, S., Silva, S., & Paulo, S. (2013). Artigo Original Hospitalização por agravos da hipertensão arterial em pacientes da atenção primária Hospitalization due to complications of arterial, 26, 313–317.
Brasil, N. (2003). 1. Epidemiologia da Hipertensão Arterial 1.1., 5–6.
Santos, S. S., Flavia, D., & Amorim, S. (2013). ARTIGO ORIGINAL Hospitalizações por hipertensão arterial essencial em caráter de urgência no Brasil , 2008-2012, 2008–2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário